Doença de Crohn, Retocolite, as doenças inflamatórias intestinais
- Marcio Mandaro
- 27 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa constituem a dupla conhecida como doenças inflamatórias intestinais. Cursando com uma inflamação do intestino manifesta-se normalmente com dor abdominal, diarréia e sangue nas fezes podendo evoluir de diversas maneiras. Podemos observar na retocolite quadros de simples inflamação localizada do reto até inflamações do intestino inteiro sendo necessárias internação e cirurgia de urgência. Já a doença de crohn é conhecida por ter o potencial de acometer da boca ao anus, podendo gerar úlceras orais e lesões anais bem como inflamações em várias áreas do intestino chegando inclusive a ocorrerem estenoses (estreitamento) e perfurações.
Com a industrialização e desenvolvimento da sociedade brasileira elas vêm se popularizando em nosso país. Na atualidade são reconhecidos alguns fatores de risco como a nossa dieta industrializada e algumas alterações comportamentais. No entanto ainda não se conhece a causa dessas doenças.
Inicialmente descritas por Crohn, Ginzburg e Oppenheimer em 1932 como uma ileíte regional não individualizadas, hoje em dia reconhecemos o comportamento independente das duas doenças e suas diferentes manifestações e tratamentos.
Devido ao inicio muitas vezes incidioso e por não ter uma causa definida, é comum a demora no diagnóstico e até mesmo os pacientes serem taxados por familiares e profissionais não familiarizados com essas patologias como chatos ou muito queixosos.
Fundamentalmente para que seja feito o diagnóstico é necessária a junção da história clinica detalhada bem como exame físico e a colonoscopia. No processo de caracterização da doença também podem ser necessários exames como a tomografia computadorizada, a enterorressonância, a capsula endoscópica e exames laboratoriais.
O tratamento dessas doenças deve respeitar a sua complexidade e portanto ser realizado por profissionais habilitados. Já está claro na medicina atual que a abordagem multiprofissional e conjunta torna o tratamento muito mais eficiente tendo em vista que é necessário tratamento clínico, nutricional, cirúrgico e acompanhamento psicológico.
Atualmente no Rio de Janeiro foi montado na GASTROMED - Barra da Tijuca, um grupo de tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Visando essa abordagem conjunta o grupo liderado pela Dra. Renata Fróes, gastroenterologista e endoscopista especialista em Doença Inflamatória intestinal, conta com nutricionista e psicóloga bem como a coordenação do tratamento cirúrgico por Dr. Marcio Mandaro.
Dessa forma conseguimos uma abordagem completa dessas doenças tão complexas e que interferem tanto na vida dos pacientes.
Comments